janeiro 20, 2010

Memórias de uma Gueixa

O Livro..



Sinopse
É um romance fascinante, para ser lido de várias maneiras: como um mergulho na tradicional cultura japonesa, ou um romance sobre a sexualidade, e ainda, como uma descrição minuciosa da alma de uma mulher já apresentada por um homem. Seu relato tem início numa vila pobre de pescadores, em 1929, onde a menina de nove anos é tirada de casa e vendida como escrava. Pouco a pouco, vamos acompanhar sua transformação pelas artes da dança e da música, do vestuário e da maquilagem; e a educação para detalhes como a maneira de servir saquê revelando apenas um ponto do lado interno do pulso - armas e mais armas para as batalhas pela atenção dos homens. Mas a Segunda Guerra Mundial força o fechamento das casas de gueixas e Sayuri vê-se forçada a se reinventar em outros termos, em outras paisagens.



Memórias de uma gueixa é uma criação quase autobiográfica de uma das gueixas mais famosas do Japão. Arthur Golden, escritor do livro, exerceu um belíssmo trabalho, descrevendo minuciosamente a vida de Nitta Sayuri (no livro seu nome fictício), abordando as tradições de um povo não liberal e seus costumes da época, pré e pós 2ª guerra mundial. Este livro é certamente diferente de qualquer outro tipo de leitura que eu tenha lido. Não só por causa do enredo ou tema, mas também devido à forma como é escrita. Arthur Golden, descreve a história aos olhos de uma menina, que como uma simples filha de pescador se transforma em uma das maiores gueixas do Japão. Acredito que o ponto forte do livro, seja simplesmente os detalhes e a sua riqueza de emoções. O autor realmente consegue esboçar no livro imagens claras de todas as suas palavras e nunca deixando de demonstrar o seu verdadeiro sentido... Solidão, amor, esperança, aventuras e todas as dificuldades são ilustradas aos nossos olhos, numa linguagem lírica, mas ao mesmo tempo até mesmo intrigante. Não posso deixar de citar a luta de Sayuri em precisar esquecer, mas sem êxito, o seu maior desejo do coração: o "presidente". Em suma, Memórias de uma Gueixa é um belo livro. Com uma vasta gama de informações não só sobre a cultura japonesa, mas principalmente sobre as aventuras e a dramática vida das gueixas japonesas. 

Pelo incrivel que pareça, eu ainda não tive a oportunidade de ler esse livro. A quantidade de livros que consegui comprar no ano passado superou minhas expectativas e ainda não consegui chegar nele. So que cada vez mais eu sinto uma vontade louca de parar de ler o que estou lendo atualmente pra ler sobre essa Gueixa especial.


O Filme 
O filme começa nos anos que antecedem à Segunda Guerra Mundial, quando uma criança japonesa chamada Chiyo é vendida pelo seu pai, pescador de uma vila de pescadores, para uma casa de gueixas. Ela ficaria destinada durante os primeiros anos às tarefas domésticas, conforme ditava a tradição. Cresce na dúvida e na esperança de encontrar a família, sem compreender o sentido da vida que agora levava, até que, por obra do destino, conhece acidentalmente um dos homens mais poderosos do Japão, por quem se apaixona imediatamente e, para lhe conseguir chegar, reconsidera o rumo da sua vida para se tornar uma gueixa de sucesso. Chiyo, que passaria a ser conhecida por Sayuri — o seu nome de gueixa — recebe a sua formação de uma das mais conceituadas gueixas do Japão, Mameha, rival de uma outra que vive na sua casa (okyia) e que, desde a sua chegada, lhe tem dificultado a vida.














Prêmios e Indicações
  • Oscar 2006 (EUA) Venceu nas categorias de melhor direção de arte, melhor figurino, melhor fotografia e foi indicado nas categorias de melhor trilha sonora, melhor som, melhor edição de som
  • BAFTA 2006 (Reino Unido) Venceu nas categorias de melhor figurino, melhor fotografia e melhor trilha sonora. Indicado nas categorias de melhor atriz (Zhang Ziyi), melhor desenho de produção e melhor maquiagem.
  • Globo de Ouro 2006 (EUA)Venceu na categoria de melhor trilha sonora.Indicado na categoria de melhor atriz - drama (Zhang Ziyi).
  • MTV Movie Awards (EUA) Indicada na categoria de melhor performance sexy
Trailer








0 comentários:

Postar um comentário

Ja que clicou... comenta ta o/

Autor

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Junior, maior de 18, gay, namorando sério e é isso ai. Fotografo medíocre por hobby, por enquanto. Viciado em Paper Craft, livros, filmes, FOTOGRAFIA, musica, café, chocolate, sorvete, vodcka, shopping, áreas verdes, séries, Glee, animes, mangá, Rock, namorado, shopping, barzinho, amigos, Sushi, coreano, Girl’s Generation, 2NE1, RPG, NerdCast, Nerds, Historia, Discovery Channel e mais uma infinidade de coisas . Apaixonado por doll, Pullips em especial , tenho OITO (Mel, Ivan, Liz, Alethea, Kakía, Feny, Kouneli e uma Haute NY ainda sem nome !) até o agora, mais duas vindo (Humpty Dumpty e Matulite) e quero muito mais

Seguidores

 
© Copyright 2035 Mind Prisioner
Theme by Yusuf Fikri